terça-feira, 13 de março de 2012

TARSILA DO AMARAL


Usar interpretações de imagens na Educação Infantil ao Ensino Médio é importante por ajudar na ampliação da referência para a construção de interpretações diversas, pois esta é feita de acordo com a cultura, costumes e o momento de cada indivíduo, ultrapassa portanto, uma análise só da obra e do seu autor. 
É claro que a contextualização da obra não deve ser descartada, pelo ao contrário, a interpretação do autor, da sua obra, que mensagem foi passada através da imagem, fatores históricos que podem ter influenciado o autor, mas o desenvolvimento da crítica, da cidadania e da identidade do aluno deve estar incluído nos objetivos a serem alcançados  através das atividades.
Várias imagens podem ser usadas em sala de aula como: outdors, placa de trânsito, produção individual do aluno e qualquer outra imagem.

Para a primeira postagem sobre obras de esculturas, pinturas, desenhos e seus autores, resolvi começar com SÃO PAULO de TARSILA DO AMARAL.http://www.sampa.art.br/biografias/tarsila/galeria/ 


http://sampa.art.br/biografias/tarsila/galeria/images/gde/5.jpg


Dependendo da faixa etária da turma várias atividades poderão ser realizadas. O professor poderá expor a imagem escolhida e  falar um pouco do autor e de sua obra.
Uma boa dica também é trabalhar com jogos educativos online ou não, por produzir na criança um maior interesse! Veja um exemplo de jogos online com as obras de TARSILA DO AMARAL!  http://www.tarsiladoamaral.com.br/criancas.html

SUGESTÃO DE LEITURA

  • A CABABA
  • A MÃO E A LUVA
  • A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
  • EU CHOVO TU CHOVES ELE CHOVE
  • MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
  • MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
  • MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
  • O CAÇADOR DE PIPAS
  • O PRIMO BASÍLIO